Sexta-feira, 14 de Novembro de 2008

O problema das idades

 

 

O meu amigo Leonel, que não é "matemático", mas que gosta de coisas ligadas à matemática chamou-me à atenção, há alguns dias, para duas coisas:

- no artigo sobre capicuas referiu a possibilidade de obter capicuas através da multiplicação de um número por 11. Este aspecto vou tentar tratá-lo, posteriormente, num artigo;

- apresentou-me um problema de idades, que exige uma boa capacidade de raciocínio. O meu colega e amigo José Filipe, autor do blog maismat. blogspot.com, achou-o interessante e encontrou uma solução, tirando-me o trabalho.  Os problemas de idades envolvem, por vezes, relações  que são difíceis de entender, mas que acabam por ser um desafio. O problema consta do seguinte:

 

"Eu tenho o dobro da idade que tu tinhas, quando eu tinha a idade que tu tens.

Quando tu tiveres a idade que eu tenho, a soma das nossas idades será  63.

Quais são as nossas idades nos diferentes tempos?"

 

A resolução deste problema envolve a determinação da relação entre as duas idades (há dois momentos em que a minha idade é o dobro da tua, por exemplo).

Torna-se necessário, para o resolver, estabelecer uma série de relações, tendo em atenção as afirmações constantes do enunciado.

A resolução de problemas envolve, para ser eficaz, um conjunto de etapas, de entre as quais destacamos a construção de uma estratégia que nos permite chegar ao resultado.

Neste caso podemos, além do estabelecimento de relações entre as idades, como já dissemos, ir por tentativas, uma vez que a soma das nossas é em determinada altura 63 anos. Parece-me, no entanto, que essa estratégia seria extremamente morosa e muito difícil de concretizar.

Descobrir um padrão ou regularidade, fazer um desenho, uma tabela, um esquema, fazer uma lista também não me parecem estratégias adequadas, porque os dados do problema não se adaptam a essas formas de resolução.

A dedução lógica é certamente a estratégia mais adequada, neste caso.

Vou sugerir uma forma de resolução considerando que a idade que eu tinha é A e a idade que tu tinhas é B.

Daqui a x anos, a idade que eu tenho é A+x e a que tu tens é B+x. A partir daqui, é interpretar o enunciado do problema e resolvê-lo.

Não se esqueçam que a última etapa da resolução de problemas é verificar o resultado. Este tem de ser compatível com os dados do problema (Por exemplo, a soma das idades tem de ser 63 anos).

Boas resoluções (pode haver outras formas de resolução).

 

 

publicado por Frantuco às 20:23
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. O Ano 2010 e as potências...

. O Ano de 2010 e as potênc...

. O Ano de 2010 e as potênc...

. As cidades, as vilas, as ...

. O caderno de exercícios "...

. Os contos das noites de i...

. Mais uma vez o regresso à...

. Grandes Matemáticos - Pit...

. Cereais, legumes, medidas...

. Memórias I

. O Labirinto

. Sapos e rãs ou ovelhas e ...

. Rãs e Sapos ou Ovelhas e ...

. HIPÁTIA DE ALEXANDRIA

. A decomposição de números...

. Grandes Matemáticos - Leo...

. Os algoritmos - o número ...

. Os algoritmos - o código ...

. Os caminhos do João

. As probabilidades no dia ...

. As probabilidades no dia ...

. O tempo, os relógios e as...

. As probabilidades e os an...

. Vamos aos gambuzinos

. O jardim de pedra

. De novo as eleições - as ...

. Os frutos secos do Natal

. As caminhadas, as pesagen...

. O Método de Hondt

. O jogo do NIM - segunda v...

. O jogo do NIM - primeira ...

. A travessia da ponte - no...

. Algoritmos - A fórmula de...

. Algoritmos - O teorema de...

. Um problema de idades

. INVERSÕES

. A travessia da ponte

. O carteiro, as idades e o...

. A herança do lavrador

. O relógio, as horas e os ...

. A decomposição de números...

. O problema das idades

. CAPICUAS

. DINHEIRO FALSO

. O Pombal das cem pombas

. Números e cálculo mental

. Poesia Matemática

. Os algoritmos - raiz quad...

. Os algoritmos - raíz quad...

. Os algoritmos - algoritmo...

.arquivos

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

.palavras-chave

. todas as tags

.links

blogs SAPO